No dia 31 de Agosto de 2024, o Arcebispo da Beira, Sua Excelência Dom Claừdio Dalla Zuanna, S.C.J, presidiu a Santa Missa de entrega oficial da tutela pastoral e administrativa da Missão e Paróquia Santo António de Barada, aos Missionários do Verbo Divino. No mesmo tempo os padres, Johnson Furtado, SVD e Rodrigues Bernardo, SVD tomaram posse como pároco e pároco insolidum. Estiveram presentes na celebração o Rev. Ir. Moacir José Rudnick, SVD, superior regional de Moçambique e seu conselho, três irmãs SSPS da comunidade da Beira, Pe. Pedro Rezão, Secretário do Arcebispo, o ex-pároco, Pe. Carlos Estevão Poane, Pe. Bipino, M.Afr.  e os paroquianos.





O arcebispo dom Claudio na sua introdução da missa agradeceu muito aos padres diocesanos que nos últimos 15 anos assistiram a missão e aos Missionários Verbo Divino por aceitarem para assumir o serviço pastoral nessa missão. O Arcebispo pediu os paroquianos para acolher generosamente os seus novos párocos e a colaborar pacientemente com eles no seu processo de aprendizagem da língua, da cultura e dos costumes da região. Por sua parte, rev. Ir. Moacir em nome dos Missionários do Verbo Divino agradece ao Arcebispo por nos dar a oportunidade de ampliar nossa presença na Arquidiocese. A mesma gratidão ao Pe. Carlos por acolher os nossos confrades e levá-los a conhecer um pouco da missão e dos territórios paroquiais. Ele agradeceu também aos paroquianos pela aceitação e encorajou-os para apoiar os seus novos párocos.

A Missão Santo António de Barada é uma missão antiga, que localizada na parte sul da diocese, ao longo do Oceano Índico, aproximadamente 160 km da Beira, capital da província. Assim, a partir da Beira pode-se chegar a Barada por via terrestre ou marítima. Via marítima, com barco apenas duas horas, enquanto via terrestre mais de três horas.

A missão Barada foi fundada pelos Franciscanos, no tempo de colonial, no entanto, posteriormente, nos momentos diferentes os Missionários Combonianos e a Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca (Somascos) também serviram esta missão e a paróquia.  Porém, nos últimos 15 anos a paróquia esteve sob a tutela dos padres diocesanos da Arquidiocese da Beira. Atualmente, a paroquia tem 21 comunidades, das quais algumas só podem ser atingidas a pé. Sendo uma missão antiga, os cristãos católicos estão a crescer pouco a pouco. De facto, está missão produziu dois padres e dois ex-arcebispos, o Rev. Francisco Chimoio OFC, o Arcebispo emérito de Maputo, e o falecido Arcebispo emérito da Beira, Rev. Jaime Pedro Gonçalves. Alem de atividades pastorais, a missão atende também pastoral educação, tais como escola industrial e lar internato para estudantes, saúde e agrícola. Para tal, no 1991 – 1992, o P. Ottorino fundou uma associação da ESMABAMA (https://esmabama.org/en/ngo-history/) em colaboração com a arquidiocese da Beira. Portanto até hoje, a associação é responsável pela escola da missão, centro de saúde e atividades agrícolas da missão. Os missionários do Verbo Divino atenderão duas paroquias: paroquia Santa Clara e paroquia Nossa Senhora da Imaculada de Conceição, Ampara. A segunda paroquia localizada na outra ilha, portanto a viagem para chegar lá: da Missão Barada até ao Porto são quase 13kms, depois fazem uma viagem do barco de motor que pode levar 45 minutos se o tempo estiver bom ou 3-4 horas se o mar estiver agitado. Do porto marítimo à freguesia é uma caminhada de 3-4 horas. Existe uma alternativa estrada que passa por Muxungue e Estaquinha.

Atualmente um grupo islâmico apareceu nesta zona e estabeleceu um enorme santuário numa das comunidades e parece que ter a agenda de islamização de toda a zona sul da diocese. Portanto a presença dos missionários ajudam manter a fé dos cristãos católicos e promover o diálogo inter-religioso para minimalizir os conflitos. Parabéns aos padres Johnson e Rodrigues, pioneiros verbitas nesta missão e bom trabalho.