As Memórias resgatadas pelo Sr. Luis Pedro Jacinto Assunção e a sua família que vive em Nampula no norte de Moçambique, no contexto do jubileu de 25 anos de Presença dos Missionários do Verbo Divino em Moçambique.
Estimados confrades,
Venho parabenizar cada um pelo jubileu de 25 anos de presença da SVD em Moçambique.
A convite do Irmão Moacir partilharei umas breves palavras por esta ocasião relevante.
Falar destes 25 anos da Região de Moçambique e lembrar dos nossos primeiros 4 pioneiros, depois duma ausência de 80 anos da SVD de Moçambique: Os padres Manuel Abreu, Daniel Malamba, Gervasio Ronchi e Gabriel Gutierrez, seguidos dos padres Paulo Nadolny, Jean Marie e Luis Pedro, e depois de todos os outros que se seguiram.
A Região SVD MOZ, continua fiel aos seus princípios; apostada na 1ª evangelização, crescimento e consolidação das comunidades cristãs. Seria muito importante que continuássemos a promover nas paroquias rurais e urbanas a formação bíblica como missionários da Palavra. Desafios não faltam, imagino eu: que a formação faça surgir os primeiros missionários SVD locais, os leigos SVD, que não devem ficar reduzidos são os leigos urbanos, o auto sustento das comunidades SVD e das suas paroquias.
Os Santos Arnaldo e Janssen continuam a inspirar os nossos missionários nos desafios enormes da evangelização: o amor continua a ser a linguagem que todas as pessoas entendem e a alegria de servir e de se testemunhar a felicidade vale muito mais do que sermão muito bem organizados em termos teológicos.
Agora não estou na linha da frente da missão, mas não poderei deixar de me sentir um missionário do Verbo Divino, que agora está do lado da Igreja doméstica.
Que Deus vos abençoes e que não caiam na tentações do desanimo.
Fraternalmente,
LuÃs Pedro – Nampula
Estimado LuÃs Pedro!
muito obrigado pelo seu testemunho e empenho.